11 agosto, 2010

sonhos sonhados e uma noite em claro

Meu avô está doente.

Não é doença de doença... é doença da vida indo embora. Aos pouquinhos...

Justo ele. Que me ensinou a viver.

Justo ele. Que me ensinou a gostar de tudo o mais que fosse vivo.
De formigas a cerejas... de laranjais a bezerros.

Justo ele. Que tinha tanta vida.
E sempre ganhava de mim no jogo de volei, mesmo com os 65 anos de diferença.


Ele tá no hospital. E tá triste.
Tá triste porque não quer deixar esse mundo, tanto quanto eu não quero que ele me deixe.

E é injusto alguém ter que deixar esse mundo sem querer. Não é?

Ou será que a validade vem impressa na gente... e todo mundo sabe muito bem até quando ela vai. Não adianta reclamar...


Sonhei com ele noite passada. Sonhei que jogávamos volei. Eu ele e minha avó;

A gente dava risada como antigamente.
Mas de repente ele se sentia mal. Aí eu ia pra perto dele e dizia que não era nada... ele ria, levantava e dava outro saque.
De vez em vez jogava um beijo pra minha avó... tipo namoradinho.

O sonho me perturbou muito.

Perturbou pela saudade. Perturbou porque eu sei que, por ele, ele jogava mais tantas partidas de volei.




E aí que tenho insônia.
Eu sei... mas acho que vai passar dia desses. Só ainda não sei como.

E tudo se misturou na minha cabeça que agora anda perturbada nem sei por que...
e essa noite vi o dia amanhecer de olhos abertos.




Fui ver um filme ontem.
A Origem,
Achei muito bom. Filme de ação complexo. cheio de referências...

O filme se passa dentro dos sonhos... dentro da cabeça de quem dorme, enquanto dorme.

Adoro sonhar. E sonho deliciosamente muito. Sonho em cores, com trilha sonora, e montagem onírica como convém.

Mas a insônia me priva de sonhar mais... e ela tá me perturbando agora talvez mais que antes. Só porque, justamente, tempos atrás eu achei que ela tinha cessado.

A questão é que saí meio zonza do filme.
Talvez por motivo nenhum, talvez pelo motivo em si.
E não dormi.

E passar o dia acordada depois de uma noite fritando deixa a gente com a percepção alterada. Sensível demais. Medrosa demais. Com fome demais. Distraída demais. Introspectiva demais.

Talvez bons atributos para quem queira dirigir um bom filme ou escrever um post.
Talvez não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário