15 agosto, 2009

Nao é nada poético um passarinho fazer cocô

E isso é legal.


Os passarinhos não são poéticos. Nós é que colocamos a poesia neles.

Eu estou numa belissima tarde... fim de tarde, deitada na minha varanda.

As nuvens estao certinhas, redondinhas, brancas em um fundo de azul profundo. O sol, que está se pondo, desenha luzes vermelhas que saem de trás das nuvens.

A cerejeira, imensa, está parada a minha frente. Compondo a bela paisagem.

Nesse momento um passarinho de peito amarelo pousa em um dos galhos da cerejeira. Meu olhar flerta com a cena pintada.... linda... poética....

Nesse instante o passarinho, ploft!... faz um cocozinho.

Foi nessa hora que eu pensei que passarinhos, nuvens, cerejeiras, e belas tardes de por do sol não são poéticos. Nós é que colocamos poesia neles.


Aí nessa hora eu achei tudo muito engraçado. Essa mania de descrever cenas e paisagens poéticas, objetos que capturam sonhos ou situações poéticas... sendo que o mundo é só um monte de coisa viva (como o passarinho) que nem sabem que são consideradas poéticas.

E se sabem, não gostam. Os passarinhos, então, odeiam. Pois nós os achamos poéticos e lindos com seu canto e penas, que vamos lá e engaiolamos eles.

Anyway... Acho que essa coisa de poesia serve mesmo pra deixar a gente um pouco mais ansioso, louco pra viver uma vida de beleza e poesia... Sendo que a gente não vê que o mais legal da cerejeira é dar cerejas e não "ser estrondosa e compor com o por do sol alaranjado".

E, que com ou sem poesia, prisão de ventre é terrível, e nesses casos, fazer coco é a coisa mais incrível que pode acontecer a voce. Mais do que uma noite de lua cheia, estrelas e um beijo apaixonado em Bali.

E que o passarinho tava certo. Ele pousou na árvore para comer algumas cerejas, e fazer um cocozinho. Quem estava descrevendo a cena poética no momento era eu. E ele não tem nada a ver com isso.

6 comentários:

  1. a POESIA é como um FILTRO DE CORREÇÃO
    que muda a COR da cena.

    mas NEM TODOS o possuem...

    ResponderExcluir
  2. Roooo!!!
    Adoreeei!!!!
    Está tudo dentro da gente... tudo!!!
    Potencial para tudo!!!
    É como a gente vê as coisas, e sente, que elas se tornam mágicas, e só depende de nós!
    Qualquer coisa, depende do que existe dentro de nós!!!
    Amei o texto... demais demais!!!
    sua iluminada!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que ele não preciso fazer esse cocozinho na sua cabeça pra que você percebesse qualquer coisa :P

    ResponderExcluir
  4. isso é muita sorte kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir