30 novembro, 2009

Cidadão Boilesen

A novidade dentro do velho!



Quando me convidaram para assistir "Cidadão Boilesen" eu pensei: Ah não, OUTRO filme sobre a ditadura no Brasil! ...Que priguiça...

Realmente o documentário de Chaim Litewski é "um outro filme sobre a ditadura no Brasil". Mas ele conseguiu um fato muito surpreendente. Ser fresco dentro da infinita filmografia brasileira com a temática da ditadura!

Primeiro pela deliciosamente leve ironia ácida do filme.
Bem sutil, reconheço. Mas uma visão extremamente e acidamente bem humorada do diretor.

Humorada no sentido crítico. E nada mais crítico do que o humor inteligente.

O filme já começa bem com a fantástica trilha sonora. E vai logo escancarado a brincadeira com opostos, que irá fazer durante todos os 93 minutos.

Mas o grande trunfo, sem dúvida, é a descoberta desse personagem. Um verdadeiro psicopata! Um psicopata europeu! Muito chic.
Mas um psicopata europeu tupiniquim. Um psicopata típico, que encontrou no doente sistema brasileiro um ambiente muito fértil para ele se desenvolver. E fazer uma roda de admiradores e de alvos. Como todo o psicopata que se preze.

A construção da identidade de Boilesen é uma delícia!

Isso sem falar na edição de texto. Uma arma infalível, e quase sempre bem utilizada, em documentários que guiam sua narrativa atravez de depoimentos.

A pesquisa de arquivo é inacreditável. E o modo como todas as referências foram usadas tbm. As locuções de telejornal... cara! É pra envergonhar mesmo a imprensa. O jornalismo... esse que se diz tão neutro. Pobre jornalismo... logo ele, que sempre se descreveu como o salvador da humanidade, ou melhor, mais do que da humanidade, da "democracia".
Malvadamente divertido. Ri-me por dentro. Manchetes impagáveis (tristes apenas por serem sérias, bem sérias)

O filme defende um lado, sem dúvida. A ditadura é sim uma história com "bem" e "mal". Entretanto usou de forma corajosa, e safadamente inteligente, os depoimentos do pessoal "do outro lado", "do lado do mau".
Do pessoal que achava que "não tinha nada demais". E de ex-militares, agentes do Dops, etc...

O filtro das fotos de época tbm foi uma boa sacada.

Muito, muito bacana!

Mas como um bom documentário... ele pode (e deve??) ser um pouco mais que entretenimento. Desmascarar, gerar espanto, curiosidade, descoberta, interesse, essas são algumas das boas coisas que um bom documentário pode fazer com as pessoas, de vez em quando.

E "Cidadão Boilesen" tocou em um assunto muito importante. Obviamente pouco comentado: a participação ativa da iniciativa privada na ditadura no país. Iniciativa privada lê-se empresas. Muitas das quais continuam aí. Muito bem, obrigada, vendendo coisas pra nós todos os dias.

O filme fala sobre como as empresas patrocinaram, injetaram dinheiro, para a manutenção da ordem. Como elas ajudaram a pagar a tortura.

Alguma novidade? Pode ser, não tinha visto se falar disso em nenhum outro lugar ( não que eu passe minhas tardes pesquisando o assunto... mas não tinha).

Alguma novidade? Claro que não. É óbvio que qualquer empresa estará financeiramente do lado que lhe interessa. E é claro que qualquer governo estará, financeiramente interessado, em ficar do lado dessas empresas.

A novidade é mesmo que Chaim Litewski contou essa história, muito bem contada. e atravez de um personagem que nasceu pronto.

Eu recomendo uma ida ao cinema essa semana... quem sabe na quarta?



PS - Só pra ninguém falar que eu to exagerando com OUTRO filme sobre a ditadura no Brasil. aqui vai uma listinha de alguns filmes com essa temática:

Ação Entre Amigos ( muito bom)
O que é isso, companheiro?
Lamarca
Para frente Brasil
Zuzu Angel
Feliz ano Velho
Hercules 56
Batismo de Sangue
Casseta e Planeta, A Taça do Mundo é Nossa
Crônica de Uma Fuga
Vlado 30 Anos Depois
Cabra Cega
Dois Córregos
O Ano que meus pais saíram de férias

Nenhum comentário:

Postar um comentário