26 março, 2010

In On It

Sabe essas coisas imperdíveis?

A peça In On It tá em cartaz no Teatro da FAAP. Fui assisti-la domingo. De novo.

Fui em outro domingo com um grande amigo. Dramaturgo. Sensível.

Fui de novo porque gostei do texto
Fui de novo porque gosto de arrastar as pessoas para coisas que acho boas.

Arrastei minha irmã e uma amiga de longa data. Me agradeceram no fim:

“Indica sempre que tiver essas coisas legais.”

“Indico”

In On It tem dois atores, Emílio de Mello e Fernando Eiras, duas cadeiras e um casaco.

“O riso leva a gente onde o pensamento não vai. Mas esse riso nasce das lágrimas.
Talvez seja isso que o autor queira nos dizer. Que não devíamos parar pra controlar, possuir, definir, mas ir adiante, sempre adiante, como a música.”

Quem disse isso foi o Fernando Eiras, roubei do programa da peça.

O texto do canadense Daniel Macivor é irretocável. Quer dizer, provavelmente os atores e o diretor tocaram e retocaram o texto... anyway. O resultado é perfeito.

Tragicômico. Dolorido e engraçado. Como a própria vida.

Há quem diga que a vida é uma aventura. Há quem diga que é um drama. Um romance, uma novela...
Pra mim o único gênero cabível pra vida é a Tragicomédia!


É sabido que sempre que uma nova forma de expressão artística aparece. Aparece com ela a polêmica de se ela vai substituir a anterior.

A verdade é que o que vemos, sempre, é a anterior se recriando.

Foi assim com a Pintura, quando surgiu a Fotografia: como, agora, a foto podia “mostrar” a realidade, coube a Pintura representá-la.
Representar a realidade pelos olhos sensíveis do artista.

A mesma polêmica circundou o Teatro, quando do nascimento do Cinema.

E eu, por minha bem particular parte, acredito que o Teatro mega realista perdeu sua razão de ser.

Mas o Teatro se achou e se recriou divinamente em formas que só, e somente só, fazem sentido em um palco.

In On It é isso!

Um comentário: