11 fevereiro, 2010

Meu Avô e a Evolução do Cinema

Ontem meu avô foi ver Avatar (gostei da sonoridade dessa frase)



Ontem meu avô foi ver Avatar.

Meu avô nasceu em 1917 (tem, portanto, 93 anos).

Ele tava louco pra ver! Morrendo de curiosidade. (como todo mundo, por sinal... )


Meu avô assistiu o primeiro filme com som aqui no Brasil.

- Chamava o "O Cantor de Jazz". Antes disso, tinha um pianista que tocava enquanto o filme tava passando...

Ele também viu os primeiros filmes coloridos.

- Tinha uns filmes coloridos com umas cores fortes, meio artificiais. O primeiro bom mesmo foi "E o Vento Levou..."
Assisti o vento levou pela primeira vez em Buenos Aires... Depois assisti mais umas 4 vezes.
Sua avó adora.

- (minha avó) - Ah, "E o Vento Levou..." é o filme mais bonito do cinema. Quando estreou aqui eu era menina. Minha tia me levou ao cinema assistir.

(meu avô) - Uma maravilha!


Meu avô tem uma tendência rara de achar tudo "uma maravilha". Cara, faz 93 anos que ele está sobre a Terra e ele ainda acha tudo "uma maravilha".
Acho que eu puxei isso dele. Sou do tipo otimista. Que adora tudo. Sensível pra achar beleza nas pequeninas coisas.

Voltando...

Em 1950 chegou a novidade da televisão.

(minha avó) - Ah, seu avô foi o primeiro a comprar... devia ter só outros cinco ou seis aparelhos aqui em são paulo.
Mas não adiantava. Não passava nada. Isso foi em 50. Ainda éramos noivos.


É... não adiantava ter um aparelho de televisão e não ter emissora.
Mas eu aposto que meu avô achou a novidade "uma maravilha" e comprou mesmo assim.


(minha avó) - No começo só passava desenho animado na televisão.

Imagina. Só passava desenho animado na TV aberta nacional. Acho que retrocedemos.

(minha avó) - Eu achava chato.



Passaram-se mais 60 anos dessa primeira tv... E meu avô foi ver Avatar.
Infelizmente teve que ir na cadeira de rodas.

- E aí, vô? Gostou?

- Ah, uma maravilha. Mas aquele lugar era muito na frente. (porque colocam as cadeiras de roda nas primeiras fileiras!?!?!). Mas é bonito.

(minha avó) - Eu achei um pouco difícil ler as legendas... mas as cenas de altura davam bastante sensação!

Eu, de minha parte, achei Ok. Claro que é lindo maravilhoso. Claro que meu sonho, agora, é ter cabelos de dreads com entrada USB para interagir com os animais.

Mas é que fizeram tanto "auê", e do jeito que minha cabeça voa... é óbvio que eu já imaginava que eu ia entrar no filme, sentir cheiros, ver os personagens sentados do meu lado, etc... anyway.

Mas imaginem. Meus avós, em pouco mais de 80 anos, passaram por tudo isso (falando só de audiovisual). Imagina quanta coisa a gente ainda vai ver... que a gente nem imagina.



P S - Eu não sei. Mas já quero deixar registrado que quero ser produtora e criadora de essências. Assim que os filmes estiverem produzindo cheiro também!

Um comentário:

  1. Tomando emprestado a expressão do seu avô, que maravilha de texto, hein? É impressionante a lucidez do pai do seu velho (ou da sua velha?). É incrível mesmo. Dona Emília, a avó de um amigo meu, lê o Times todo dia de manhã. Sinto-me desinformado quando converso com ela. Só que ela tem 91 anos... Meus cunhados de 5 e 7 anos assistirão Avatar hoje. Aposto que terão impressões eufóricas como a do eterno otimista do seu avô. Que bom que tem gente que assiste o passar dos anos com graça, sempre pensando positivamente.

    ResponderExcluir