04 fevereiro, 2010

... Virando a esquina... o inacreditável!

Nesse post eu falei que eu virei a esquina... E vcs não imaginam quanto coisa tem lá!

Essa frase foi uma matáfora... também. E também não! Olha:

Muitos motivos, caminhos, desvios e descaminhos me levaram ao litoral uruguaio.
Um deles foi... os Lobos Marinhos!

(amo bicho acima de tudo)


Li e ouvi que o litoral do Uruguai (mais especificamente Cabo Polonio) é uma das maiores colônias de Lobos Marinhos do mundo. O país os protege, por lei, desde 1991.

Lá fui eu... amarradona...

Após percorrer o duro percurso, a pé, entre Valizas e Cabo Polonio... e ver, por esse caminho, uma dezena de cadáveres desses incríveis bichos na areia, escrevi assim no meu bloco de anotações:

Observações sobre Lobos Marinhos

Sim, cansei de ver lobos marinhos em Cabo Polonio.
O problema é que estavam todos mortos.
falaram que poderíamos ver lobos marinhos de pertinho... verdade! a cada 500 metros vemos um deles morto na praia. Vários. Muitos filhotes.
Uma cena realmente triste.
Não dá pra saber, no entanto, se essas mortes foram naturais ou não.

Ok,
cheguei em Cabo Polonio e, após uma garrafa da Patrícia (lógico), fui andar nas rochas e resolvi, literalmente, dobrar a esquina, continuar pela ponta rochosa, e dar a volta.
E aí... o inacreditável!

Centenas de Lobos Marinhos. Muitos... no mar, nadando, nas rochas...
Sem dúvida, uma das visões / experiências mais incríveis da minha vida!

Foi difícil escolher as fotos para postar... :


Cabo Polonio... uma das praias mais fofas que eu já vi.




Esse fez pose... tava pertinho... mas quando tentei agradar... ele ficou meio bravo


Ok, nada de zuar minha pose de malabarismo...






Esse gordão aí é o único que é Leão Marinho, os outros todos são Lobos, são menorzinhos... pelo menos foi o que me explicaram (um cara que sabe tudo). (Sim, eu tbm achei que fosse um Lobo mais velho... e preguiçoso)




Bom... mas já que meus posts anteriores estavam passeando bastante "no deserto"... acho que vale mostrar o deserto que atravessamos pra chegar em Cabo Polonio:



A duna que iríamos enfrentar...

E enfrentamos!


Com uma mochila de dez quilos.

A paisagem semi árida


Uma paradinha na "sombra" pq ninguém é de ferro!


E mais areia!
Foi demais!
Ainda volto pra Cabo Polonio nessa vida!
P. S. - Os créditos das fotos é do Gustavo, querido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário