18 dezembro, 2009

Chuí ( o ponto final de partida)

Uma das peculiaridades de se fazer planos... é que a qualquer momento. Da noite pro dia... a vida pode Puf, transformar nossos planos em pó. Em um minuto.

Mas o incrível dessa mesma vida... é que com a mesma velocidade, e com a mesma surpresa, ela pode colocar na nossa frente coisas que nunca imaginaríamos...

Simples ou complexas.

Foi assim com o meu Reveillon.

Eu tinha feito planos de reveillon na minha cabeça. E queria dividí-los. Meu reveillon não estava propriamente planejado. Mas eu sabia como e com quem eu queria passar "a virada".

Pois bem. A vida fez Puf. E em um minuto, esses planos não existiam mais. Na verdade, não existiam planos nenhum. Existia apenas uma data. 31 de Dezembro de 2009. E muita indiferença por minha parte. Indiferença e dor.

Mas eis que de repente, a vida coloca na minha frente o Chuí. É o Chuí. O ponto mais extremo Sul do Brasil. O extremo.

Quando? Quando nessa vida eu imaginei que eu fosse algum dia parar no Chuí? Ainda mais no Natal??? Dia 25!!!

A vida é muito engraçada mesmo.


E o Reveillon. Bom... vou passar a semana de reveillon caminhando. É, caminhando!


Tudo começou com minha carinha triste.

Estava há meia hora olhando pro café preto... eis que minha irmã (tbm conhecida como minha anjinha da guarda). Fala:

- Tem uma viagem que é a sua cara! Voce devia ir.

Encurtando a história é o seguinte:

A irmã da amiga da minha irmã tem um grupo super hype que caminha. A amiga da minha irmã falou que a amiga da amiga da minha irmã ia nessa viagem. E que a irmã dessa amiga da minha irmã também ia, e que todas elas me adoram... e que eu tbm sou "desse tipo" que gosta de mato.

Como tudo que eu tenho de desequilibrada, eu tenho também de cara de pau, liguei pra irmã da amiga da minha irmã:

- Oi, soube que vocês vão caminhar na praia. E acampar no mato. Posso ir também?

- Lógico! A gente ia adorar.


Pois bem. Dia 25 de Dezembro, às 20h30, desembarco no Chuí.

Latitude -33° 41' 28'' Longitude 53° 27' 24. Última cidade ao sul do Brasil.

E esse é só o ponto de partida!

Resolvi mesmo colocar uma mochila, uma barraca e um saco de dormir nas costas, me juntar à 30 desconhecidos, e duas meninas que são amigas da amiga da minha irmã
e fazer, mais ou menos, esse trajeto pelo Uruguai. Todo ele andando:

Sairemos na crescente, Lua Cheia dia 31 de Dezembro, a famosa Lua Azul, pois é a segunda cheia do mês.

Primeiro dia 27/12 : La Coronilla - Parque Nacional de Santa Teresa - aprox 15 Km

Chegaremos em La Coronilla de manhã, a maré vai estar secando. Umas 11:30 ela estará totalmente seca, a essas horas já vamos ter completado nosso primeiro trecho curtindo o Parque Nacional de Santa Teresa, que é um grande parque estabelecido ao redor de um forte datado de 1763. Podermos fazer nosso lanche e descansar sob os jardins de pinheiros, palmeiras, eucaliptos e acácias formados pelo homem ao longo da história de ocupação.







Ao anoitecer, podemos caminhar mais 5 km até a Punta del Diablo e lá descançar. É possível que pela manhã estejamos no meio de uma paisagem cheia de Leões Marinhos, bastante comuns nesta época do verão. ( Leões Marinhosssssss!!!!!!!!!!!!!! Será????)

Saíremos no final do dia. rumo praia de Angostura, aprox 15 km.

Do parque até Angostura, vamos estar acompanhados por uma grande lagoa, chegando lá, talvez o final dela seja um bom lugar para acampar, isso só lá vamos saber... Lá acordaremos no dia 29.

Agora faltam 20 km até Valizas, talvez o pico do Reveilon. Podemos fazer 10 km no dia 29 e 10 km no dia 30, vai saber??? o Fato é que Valizas começa em Aguas Dulces, o local com casa de artistas, antigos rippies...
Agora é só esperar o Por do Sol da lua Azul e comemorar o Reveilon. "Flores, flores, flores"...

Depois, quando acharmos que é a hora, mais duas horas de caminhada e estamos em Cabo Polonio:

Cabo Polonio é um lugar único localizado no Km. 264,5 da Rota 10 no departamento de Rocha. O que o caracteriza é que se pode chegar só caminhando, a cavalo ou em veículos 4x4 habilitados par tal fim. Uma vez ali, tem-se a sensação de estar apartado do mundo, perde-se rápido a noção do tempo...

Em Cabo Polonio não há energia elétrica, o tendido de cabos que se vê no caminho é a que alimenta ao Farol e todas suas instalações.
É um lugar que se percorre muito bem caminhando. Se começamos uma caminhada por exemplo desde a praia da Caveira ou Norte e rodeamos O Cabo, vemos as barcas dos pescadores, o Farol, toda a ponta de rochas, cheias ( sobretudo a partir de dezembro), de lobos marinhos. Seguimos admirando um bellisimo paisagem de alcantilados e casas desparramadas pelo lugar e chegamos à praia Sur onde nunca um entardecer tanto faz a outro.

As noites são incríveis, se chegam em tempo de lua nova quando olhem ao céu não vão poder crer que existam tantas estrelas, esta assegurado ver mas de uma estrela fugaz, nada detém o correr de nossa vista, para todos lados temos horizonte.



Juro, estou empolgada com toda essa preparação.
Com um medinho tbm... confesso. O que deixa tudo ainda mais excitante.
Não tenho certeza de que tenho fôlego pra caminhar isso tudo. Mas isso eu não falei pra ninguém.

Mas estou esperançosa depois dos 31 minutos.

É isso. Uma aventura inesperada. Uma virada de ano inesperada. Para um ano que eu tbm não esperava...
Dizem que caminhar faz a gente pensar na vida. E que coisas novas, costumam ser boas para dor.

E que quando a gente tem preocupações básicas, como dor no pé, mosquitos, calor, frio, ter que chegar, etc... as outras costumam desaparecer.

Eu assino em baixo. E que 2010 seja repleto de surpresas inesperadas. (mas das boas, vai....)

Um brinde!

2 comentários: