04 dezembro, 2009

Promessa é Dívida II - indo pra casa depois da cerveja

Como Promessa é Dívida , aqui vai mais uma historinha que eu gostei... lá da Alemanha.
Mais especificamente, de Munique.

Estive em Munique, região da Bavária, Alemanha. Adorei. Adorei muito. Estive lá na época da Oktoberfest. A festa mais importante para os Alemães. Já que eles tomam cerveja até no café da manhã.


O nome da cidade vem de monges mesmo. Sim, monges, aqueles padres gordinhos e de bochechas vermelhas... que vivem enclausurados e, por não terem muito o que fazer na clausura, inventaram a maravilhosa CERVEJA.

Não é a toa que Munique é a cidade mundial da cerveja


Mas isso foi um preâmbulo. A história é da Hofbräuhaus.



A Hofbräuhaus é uma das mais antigas e mais famosas cervejarias do mundo. Ela tem mais de 400 anos. Centenas de personagens de livro de história já encheram a cara lá.



A fachada da cervejaria ainda é conservada... ela é de pedra e na frente tem algumas colunas, daquelas maciças. As colunas eram usadas para amarrar os cavalos em séculos anteriores. Enquanto seus donos tomavam "uma gelada" (no casa da Alemanha, "uma temperatura ambiente")


O curioso é que em uma das colunas tinha uma muretinha. Olha:



Pra que serve esse murinho? Ora.


Imagine que você está em 1679, mais ou menos. Está usando aquelas roupas típicas bavárias... um bermudão de couro apertado com um suspensório. E sai da cervejaria depois de virar algumas (muitas) canecas de um litro de cerveja.

Como, catzo, você vai subir em um cavalo?

Talvez você nem reconheça mais o SEU cavalo.

Pois bem, esse murinho, que está aí até hoje, servia para que seus camaradas colocassem você em cima, bêbado.

Em cima do murinho, ficava mais fácil jogá-lo no lombo do seu cavalo. Daí eles davam uma chicotada no bicho. E rezavam para que ele cavalgasse até a sua coxia.


Isso mesmo. Esse murinho que hoje passa desapercebido na porta da Hofbrauhaus era muito importante para os bêbados de mil seiscentos e alguma coisa.

Era a diferença de você conseguir, ou não, subir no cavalo depois de encher a cara!!




Eu, por mim,não precisei do murinho. Pois saímos, eu a Kel e a Luiza, caminhando mesmo. Era bem mais seguro depois de algumas canecas como essa:


2 comentários:

  1. Só não pode sair correndo... hahaha
    Adorei nossa viagem

    ResponderExcluir
  2. hhahahaha!!! Amei essa história!!!
    Taxi amigo a 500 anos!!! hahahaha!!!
    E beber uma cerveja com vc é uma das coisas mais delícias da vida!!! Papo bom, risadas, pensamentos, risadas, besteiras, risadas! Amo! Eu querooo!!!

    ResponderExcluir